quinta-feira, 19 de abril de 2012

Vampire Academy:



Autor: Richelle Mead
Gênero: Ficção Científica
Preço: R$39,90

SINOPSE:
A Escola São Vladimir não é uma escola como outra qualquer. É um esconderijo onde vampiros aprendem a controlar seus poderes e dampiros são treinados para protegê-los. Rose Hathaway é uma dampira, guarda-costas de sua melhor amiga Lissa, uma princesa vampira Moroi. Há dois anos elas estão fugindo, mas agora foram capturadas e estão sendo levadas à força para São Vladimir — justamente o lugar onde elas mais estão em perigo. Juntas, Rose e Lissa vão ter que lidar com inveja, ciúme e novas paixões, e lutarão para, acima de tudo, proteger uma à outra.

Minha opinião:

Esse é o primeiro livro de uma das séries mais viciantes que já li. Leitura fluida, leve, intrigante e envolvente. A autora se baseou nas lendas romenas sobre o universo vampírico. Portanto não espere encontrar os tradicionais vampiros ocidentais. Abaixo copiei da Wikipédia um resumo das três raças principais (além da humana) que se entrelaçam nessa série. A personagem Moroi Lissa, inicialmente nos parece ser fraca, mas isso é apenas porque comparamos ela à Rose, uma Damphir moldada para o combate físico. Ao longo da série percebemos que ambas são fortes, mas cada uma em um campo. Lissa não foi feita para o combate, sua força está nas relações sociais e na política, onde a Rose é, basicamente, um fracasso. Por outro lado, Rose é aquela heroína atípica, forte, resistente, lutadora (literalmente). O tipo durona que não curte momentos mimimi. O foco da série são as duas amigas, e os homens estão em segundo plano, são coadjuvantes. Mas não menos importantes por isso.
Gostei desse livro inicialmente por apresentar lendas romenas que, nunca tinha visto outro livro utilizar. Mas assim que conhecemos os personagens, eles nos cativam, pois nenhum é perfeito e inalcançáveis, e não será estranho reconhecer as características deles em pessoas reais.
Muito recomendado para todos que curtem romance, vampiros e a cultura romena.

Moroi - Seriam a espécie de vampiros do 'bem'. Se alimentam de comida normal e de sangue humano, porém, não matam o humano fornecedor. Possuem certa resistência ao sol. Os Moroi praticam magia, podendo utilizar 5 elementos: Água, Fogo, Terra, Ar e Espírito. Eles nascem apenas do cruzamento entre Moroi. Existem inúmeras famílias Moroi, mas apenas doze delas são da realeza: Badica, Conta, Dashkov, Dragomir, Drozdov, Ivashkov, Lazar, Ozera, Szelsky, Tarus, Voda e Zeklos.Strigoi - Seriam como opostos aos Moroi, sendo os vampiros do 'mal'. Se alimentam apenas de sangue humano, matando sua vítima, sendo mortos-vivos. Não podem ficar expostos à luz solar e também, quando um Moroi vira Strigoi, perde sua magia. Moroi, humanos ou Dhampirs podem se tornar Strigoi. Para um Moroi transformar-se em um Strigoi, deve drenar totalmente o sangue de alguém, tanto um humano quanto um Dhampir, é necessário um Strigoi drená-lo e depois alimentá-lo com seu sangue. Strigoi possuem pele extremamente branca, e círculos vermelhos em seus olhos. Possuem força e velocidade extremas.Dhampir - São meio vampiros e meio humanos. Não se alimentam de sangue humano, apenas de comida comum. Podem pisar em solo sagrado e se expor à luz solar, sem nenhum problema. Nascem do cruzamento entre um Dhampir e um Moroi, deste modo, não reproduzem entre si. São, na maioria das vezes, guardiões de Moroi.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...